09 setembro 2010

O Eu e a Ilusão

JOANNA DE ÃNGELIS - DO LIVRO: AMOR IMBATIVEL AMOR
A trajetória de predominância do ego no ser é larga. A descoberta do eu profundo, do ser real, da indivi­duação é, por conseqüência, mais difícil, mais sacrificial, exigindo todo o empenho e dedicação para ser lo­grada.
Vivendo em um mundo físico, no qual a ilusão da forma confunde a realidade, o que parece tem predo mínio sobre o que é, o visível e o temporal dominam os sentidos, em detrimento do não visível e do atemporal, jungindo o ser à projeção, com prejuízo para o que é real, e é compreensível que haja engano na eleição do total em detrimento do incompleto.


Esse conflito — parecer e ser — responde pelos equívocos existenciais, que dão preferência ao que fere os sentidos, substituindo as emoções da alma, além das estruturas orgânicas. Estabelece-se, então, a prevalência da ilusão derivada do sensorial que a tudo comanda, no campo das formas, desempenhan do finalidade dominante em quase todos os aspe ctos da vida.

Autoconsciência

JOANNA DE ANGELIS
À medida que o ser amadurece psicologicamente, podendo discernir o que deve e pode fazer em relação ao que pode mas não deve ou deve porém não pode realizar, surge a autoconsciência que o predispõe ao crescimento interior livre de conflitos e tribulações. 
Normalmente, nos períodos primordiais do desenvolvimento moral e espiritual, predominam em sua faculdade de agir os conceitos que lhe chegam do exterior, as opiniões conflitivas que o cercam, as diretrizes que são estabelecidas por outras pessoas que se acreditam possuidoras de valores que podem orientar vidas. Não raro, porém, esses comportamentos contraditórios que se chocam uns contra os outros, mais confundem as pessoas do que as direcionam para os fins enobrecidos da existência, por estarem quase sempre assinalados pelas paixões pessoais, nas quais predomina o ego em detrimento dos sentimentos solidários. 

O Estudo das Obras Básicas

O entendimento claro dos postulados espíritas, em especial aqueles que nos orientam quanto aos aspectos de consequências morais a que devemos pautar o nosso proceder diário, é algo que só poderá ser atingido através do estudo sério e persistente das obras básicas da codificação. Somente a partir dai poderemos alçar vôos mais altos na nossa pretensão de incrementar os nossos conhecimentos em todas as direções. Sabemos que o aperfeiçoameanto espiritual e a meta da perfeição só poderá ser atingida através de duas vias, a do progresso moral e a do conhecimento. A Doutrina Espírita servirá certamente como um instrumento indispensável na conquista destas metas, na medida em que nos propusermos a estudá-la realmente com determinação.

Especial sobre Chixo Xavier

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